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          |     O Arcadismo   
             
              
              
                | O Arcadismo, também conhecido como 
                  Neoclassicismo, foi contrário ao excesso de traços do Barroco, 
                  era caracterizado pela busca de restauração dos ideais de 
                  sobriedade e equilíbrio da antigüidade clássica.  Foi contemporâneo do Iluminismo, uma corrente 
                  de pensamento racionalista divulgada pela Europa no século 
                  XVIII e que atingiu o ápice com a Revolução Francesa. O nome 
                  "Arcádia" foi inspirado na região lendária da Grécia que 
                  representou o ideal de equilíbrio entre homem e natureza, por 
                  isso o Arcadismo tem como tema em destaque o bucolismo, onde a 
                  natureza é considerada como refúgio da verdade e da 
beleza. No Brasil, os poetas que melhor representaram 
                  o movimento foram Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio 
                  Gonzaga; ambos participaram da Inconfidência Mineira, 
                  movimento político que visava a emancipação do Brasil em 
                  relação a Portugal. Os poetas Basílio da Gama, Alvarenga 
                  Peixoto e Silva Alvarenga também foram representativos no 
                  Arcadismo. Todos concentravam-se na cidade mineira de Vila 
                  Rica, centro da atividade mineradora e mais importante centro 
                  urbano do país nesse período. No Rio de Janeiro, nos anos 
                  entre os séculos XVIII e XIX, várias mudanças na política e 
                  econômia modificaram o país, também devido pela expansão dos 
                  órgãos de imprensa. O século XVIII foi 
                  considerado o século do ouro, devido a intensa atividade de 
                  extração mineral que se desenvolveu na região de Minas Gerais 
                  e a prosperidade econômica permitiu uma melhor organização 
                  política, administrativa, também incentivando a cultura. A 
                  agilidade das informações favoreceu uma consciência comum, de 
                  âmbito nacional e na literatura, aos poucos o impulso de 
                  descrição da natureza e do nativo, perde espaço e pela 
                  primeira vez, foi possível perceber contato entre o escritor, 
                  a obra e o leitor. Contrariando os movimentos anteriores, onde 
                  os escritores buscavam isolamento e as obras eram limitadas ao 
                  país, no Arcadismo estes se reuniam em academias e sociedades 
                  literárias. O descontentamento com a exploração de 
                  Portugal, culminaram na Inconfidência Mineira, movida por um 
                  pequeno grupo de letrados, alguns ex-estudantes da 
                  Universidade de Coimbra, onde tiveram acesso com as novas 
                  idéias e doutrinas políticas.  No Brasil o Arcadismo iniciou com a 
                  publicação de Obras, de Cláudio Manuel da Costa, em 
                  1768. Influenciado por teorias francesas e italianas, os 
                  adeptos do Arcadismo, buscavam a simplicidade da língua 
                  literária, ainda com vestígios dos excessos retóricos e por 
                  formas degeneradas do Barroco.  Procurando restabelecer o equilíbrio da 
                  produção poética, escritores do século XVIII empenharam-se na 
                  elaboração de manuais, para a recuperação de regras e padrões 
                  do Renascimento, ora consolidados com base em formulações 
                  clássicas, principalmente de pensadores como Horácio e 
                  Aristóteles. Entre os mais importantes destacam-se o francês 
                  Nicolas Boileau, autor da Arte Poética, e o espanhol 
                  Luzán, cuja obra central é Poética. Na língua 
                  portuguesa, os principais escritores do arcadismo foram Luís 
                  Antônio Verney, autor de Verdadeiro Método de Estudar e 
                  Francisco José Freire, autor de Arte Poética. Dos escritos desses autores, surgiram duas 
                  idéias que contribuíram para esclarecer parte da produção 
                  poética do século XVIII. A primeira foi a idéia de que o poeta 
                  não era alguém em busca de meios para expressar sua 
                  subjetividade, e sim um artífice valorizado pela capacidade de 
                  pôr seu conhecimento técnico a serviço de uma causa externa. A 
                  segunda, foi a noção de utilidade da poesia, ou seja, 
                  considerando que ela engrandece à medida que louva, descreve e 
                  propaga a verdade.   |    
   
             
              
              
                | Sibele 
                  Ligório é contabilista, técnica em informática 
                  e acadêmica de Filosofia pela PUC - Campinas. É 
                  criadora do site Vida em 
              Poesia. |    |    |