Dois estilos literários muitos significativos
no Brasil, ainda na era Colonial, quando nossa literatura era
influenciada por Portugal foram o Barroco e o Arcadismo. A
seguir veremos um pouco sobre cada um.
O Barroco
No Brasil, iniciou-se a partir do ciclo do
ouro (nos séculos XVII e XVIII), abrangendo todas as
atividades culturais, sendo a primeira escola artística que
formulou marcas tipicamente brasileiras, representando um
sentimento nacionalista.
Suas características são notadas pelas
diferenças, pelo jogo dos opostos (como o bem-mal, céu e
terra, alegria e tristeza, pureza e pecado), pela abundância
de detalhes e ornamentos, e apresentava diferenças em relação
ao europeu.
O barroco encontrado em Minas Gerais, é
significativo pela proximidade com a arte das cidades
portuguesas de Braga e do Porto. Um exemplo, são as obras de
Aleijadinho, em Congonhas do Campo e Ouro Preto.
A integração das artes foi característica do
barroco mineiro, devido ao trabalho sistemático,
experimentando materiais locais e suas aplicações ideais, o
aperfeiçoamento na arte de construir foi sucessivo.
Houve também, uma mudança social, os artistas
da região das minas eram estimulados pelo novo estilo e a
sociedade tornou-se mais flexível, menos rígida e menos
preconceituosa com os artistas mulatos e caboclos, existindo
assim, uma consciência profissional e nacional.
Na literatura de Portugal foi representado
por Francisco Rodrigues Lobo, com A corte na aldeia,
obras escrita em 1619, e Francisco Manuel de Melo, com
Escritório do avarento; ambos deram início ao barroco
literário. Porém o escritor com maior destaque foi o padre
Antônio Vieira, que representou tanto Portugal como o
Brasil.
Como no Brasil foi o primeiro estilo
praticado, o barroco marcou profundamente a sensibilidade
artística do brasileiro, de tal forma que até mesmo na arte
moderna é possível notas traços do estilo. Se nas artes
plásticas o barroco encontrou ampla aceitação, isso não
ocorreu na literatura, onde os escritores apenas esboçavam
alguma reação.
O Arcadismo
No Brasil, os poetas que melhor representaram
o movimento foram Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio
Gonzaga; ambos participaram da Inconfidência Mineira,
movimento político que visava a emancipação do Brasil em
relação a Portugal.
Os poetas Basílio da Gama, Alvarenga Peixoto
e Silva Alvarenga também foram representativos no Arcadismo.
Todos concentravam-se na cidade mineira de Vila Rica, centro
da atividade mineradora e mais importante centro urbano do
país nesse período. No Rio de Janeiro, nos anos entre os
séculos XVIII e XIX, várias mudanças na política e econômia
modificaram o país, também devido pela expansão dos órgãos de
imprensa.
Contrariando os
movimentos anteriores, onde ose eitores buscavam isolamento e
as obras eram limitadas ao país, no Arcadismo estes se reuniam
em academias e sociedades literárias.
O descontentamento com a exploração de
Portugal, culminaram na Inconfidência Mineira, movida por um
pequeno grupo de letrados, alguns ex-estudantes da
Universidade de Coimbra, onde tiveram acesso com as novas
idéias e doutrinas políticas.
No Brasil o Arcadismo iniciou com a
publicação de Obras, de Cláudio Manuel da Costa, em
1768. Influenciado por teorias francesas e italianas, os
adeptos do Arcadismo, buscavam a simplicidade da língua
literária, ainda com vestígios dos excessos retóricos e por
formas degeneradas do Barroco.