As famílias lingüÍsticas

 

Por: Sibele Ligório

 

A família lingüística mais conhecida é a indo-européia, que inclui a maioria das línguas européias, as do norte da Índia e de outras regiões intermediárias e contém as seguintes subfamílias: itálica, germânica, celta, grega, báltica, eslava, armênia, albanesa, indo-iraniana e as extintas hitita e tocária.

Da família indo-européia derivam muitos dialetos e subdialetos. Dialetos são variantes regionais ou sociais de uma língua.

O inglês, o espanhol, o português e o francês, de acordo com a classificação pelo número de falantes, abrangência, culturas e importâncias político-econômica são as línguas mais importantes da família indo-européia.

 

 

Grupo de família de línguas indo-européias

 

-
1 - Indo-iranianas

      indo: sânscrito, hndu, zígatro.

      iraniano: afgã, persa, curdo

-
-

2 - Armênio

-
-
3 - Albanês
-
-
4 - Balso-eslavas

     bálticas: lituânio, letão

     eslavas: búlgaro, sérvio, croata, polaco, russo, eslavo

-
-
5 - Itálico

     latim: românicas, francês, catalão, galego, franco-provençal, castelhano, português, romeno, italiano, sardo e reto-românico.

-
-
6 - Helênicas

     grego

-
-
7 - Célticas

      bretão, islandês, gaélico

-
-
8 - Germânicas

     dinamarquês, norueguês, sueco, alemão, inglês, frisão, holandês, flamenco.

-

 

Grupo de família de línguas do pacífico e africanas

 

No pacífico há três grandes grupos: a família malaio-polinésia, as línguas papúes da Nova Guiné e os idiomas aborígenes da Austrália.

Na África centro-oriental são faladas as línguas da família camito-semítica ou afro-asiática. Esta família subdivide-se em cinco ramos, incluindo o árabe e o hebraico. A chadiana, muito difundida no ocidente da África; a bérbere; a kushita e a desaparecida egípcio-copta (ver Línguas africanas).

 

 

Grupo de família de línguas indígenas americanas

 

A intenção de classificá-las resultou na identificação de cerca de 150 famílias, segundo critérios muito estritos. Algumas delas são:

Na costa do Ártico e Groenlândia, as línguas aleutianas-esquimós faladas pelos inuit.

Na região subártica do Canadá, as línguas atabasca e algonquina. Na costa norte-ocidental, as famílias salish, wakashan e as línguas tlinghit e haida.

A família uto-asteca é muito difundida no México e América Central e o náuatle é seu representante mais importante. Na mesma família, há mixteca, otomi, zapoteca ou maia.

Na América do Sul vale registrar a existência de cerca de noventa famílias. Dentro delas, o aruaque, quíchua, aimará, guarani e mapuche são as línguas mais faladas.

 


próximo capítulo: As línguas românicas

 

referências:

MICROSOFT Corporation. CD-ROM Enciclopédia Encarta - 2000, 1993-1999.

JORNAL O Estado de São Paulo. HELP - Língua Portuguesa. São Paulo. 44-45 p.

 

 

 

Sibele Ligório é contabilista, técnica em informática e acadêmica de Filosofia pela PUC - Campinas. É criadora do site Vida em Poesia.

sccl@e-estudar.com.br