Os Métodos da escrita antiga

 

Por: Sibele Ligório

 

Os escritos mais antigos são encontrados gravados em pedras e em cavernas. Os predecessores da escrita foram geralmente usados por povos que não tinham a escrita verdadeira. Dois métodos primitivos e representativos da escrita foram o descritivo-representacional e o método identificador-mneumônico.

 

Descritivo-representacional: Este método era utilizado para comunicar um acontecimento, por exemplo uma festa e era feito por meio de representações, figuras, que poderiam ser homens, animais ou objetos e a seqüência e a disposição delas, transmitiam a mensagem.

Era um método que possuía significados diferentes para cada povo, por exemplo: um povo que desenhava três sois, poderia comunicar uma festa que duraria três dias e para outro povo poderia representar o evento, desenhando um homem com três dedos. Assim, somente quem sabia o significado das representações entenderia a mensagem.

Uma representação encontrada na margem do Lago Superior, situado no nordeste dos Estados Unidos e sudeste do Canadá, descreve uma expedição.

No inicio da representação há cinco canoas com cinqüenta traços nas bordas, representando que as canos levavam cinqüenta homens. Acima da primeira canoa, encontrava-se um peixe voador, representando um totem da expedição.

Na seqüência, os desenhos de três sois sob três arcos, transmitia a mensagem que uma expedição durou três dias e a chegada bem sucedida era demonstrada por uma tartaruga. A existência na representação de um homem a cavalo, poderia não significar que a expedição utilizou o animal, mas que os homens foram ágeis. As figuras de vários animais poderia significar a coragem dos expedicionários.

 

Identificador-mneumônico: Este método era utilizado para lembrar a alguém algo que ele já sabia, como uma marca pessoal. Os artesãos costumavam marcar seus objetos para determinar a propriedade. Os desenhos em armas e animais também eram a representação dos seus donos.

Os índios norte-americanos utilizavam desenhos de animais como totens de suas famílias.

Os astecas, povo que dominou o centro-sul do México, utilizavam os dois métodos na comunicação, fazendo mensagens longas e com exemplos da escrita fonética, onde uma palavra era representada pela figura de um objeto, formando um jogo de palavras.

 


próximo capítulo: Escritas Ideográficas

 

 

referências:

MICROSOFT Corporation. CD-ROM Enciclopédia Encarta - 2000, 1993-1999.

JORNAL O Estado de São Paulo. HELP - Língua Portuguesa. São Paulo. 42-43 p.

 

 

 

Sibele Ligório é contabilista, técnica em informática e acadêmica de Filosofia pela PUC - Campinas. É criadora do site Vida em Poesia.

sccl@e-estudar.com.br